O Carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias nas ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia. No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual. Sobre a origem da palavra, não há unanimidade entre os estudiosos. Há quem defenda que a palavra Carnaval deriva de carne vale (adeus carne!) ou de carne levamen (supressão da carne). Esta interpretação da origem etimológica da palavra leva-nos, indubitavelmente, para o início do período da Quaresma, uma pausa de 40 dias nos excessos cometidos durante o ano, excessos esses que incluem, segundo a religião católica, a alimentação. Assim, a Quaresma era, na sua origem, não apenas um período de reflexão espiritual como também uma época de privação de certos alimentos como a carne. O Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, em fevereiro, geralmente, ou em março. Conforme o Cálculo da Páscoa, ocorre próximo do dia de Lua Nova[9] . Assim, poderá calhar próximo do ano novo chinês, se calhar antes ou próximo de 19 de fevereiro[10] No século XXI, a data em que ocorreu mais cedo foi a 5 de fevereiro de 2008 e a que ocorrerá mais tarde será a 9 de março de 2038. Embora seja possível em outros séculos, o dia do Carnaval não ocorrerá a 3 ou 4 de fevereiro durante todo o século XXI 2016 9 de fevereiro 2017 28 de fevereiro 2018 13 de fevereiro 2019 5 de março 2020 25 de fevereiro< 2021 16 de fevereiro 2022 1 de março 2023 21 de fevereiro 2024 13 de fevereiro 2025 4 de março 2026 17 de fevereiro Fonte :https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
domingo, 31 de janeiro de 2016
ENTENDA MAIS SOBRE O "CARNAVAL"
O Carnaval é uma festa que é marcada pelo "adeus a carne" que a partir dela se fazia um grande período de abstinência e jejum, como o seu próprio nome em latim "carnis levale" o indica. Para a sua preparação havia uma grande concentração de festejos populares. Cada lugar e região brincava a seu modo, geralmente de uma forma propositadamente extravagante, de acordo com seus costumes.
Pensa-se que terá tido a sua origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C, através da qual os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C antes da Quaresma.
É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XX.A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Santa Cruz de Tenerife, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque.
O Carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade.Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo
A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "Carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.
UTILIDADE PUBLICA - HEMOCENTRO DE MARÍLIA PRECISA DE SUA DOAÇÃO.
Com estoque abaixo do ideal,o hemocentro de marilha precisa de você que já é doador (a) para garantir a quantidade de sangue necessária para o atendimento dos pacientes que demandam transfusão
As doações caíram bastante,geralmente isso acontece nessa época. por exemplo,no últimos dias ficamos com doação de 36 bolsas por dia,enquanto que precisaríamos de 60 bolsas para poder manter o estoque em nível seguro.
Pense o quanto você pode contribuir para que a vida continue e venha fazer sua doação
Na impossibilidade de realizar uma campanha na cidade de Garça,fizemos uma parceria com a Prefeitura municipal e Rotary Clube, que estarão disponibilizando o transporte até marilha para a realização da doação de sangue
Saída : Em frente a Prefeitura de Garça nos dias 13/02/2016 e e 20/02/2016 no horario de 07:00 horas
Qualquer duvida entrar em contato com Deyse pelo telefone 99706-3996.
Obs.:Para doar sangue é obrigatório apresentar documento de identidade e não precisa estar e jejum,evite apenas alimentação gordurosa e bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.
HEMOCENTRO - FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA FONE: (14) 3402-1866 - LINHA DO DOADOR (14) 3402-1850 E 3402-1851
DOAR SANGUE É COMPARTILHAR VIDA
sexta-feira, 29 de janeiro de 2016
CRAS I abre inscrições para diversos cursos e oficinas
Enviado por Marinho Santos
CRAS I abre inscrições para diversos cursos e oficinas
Interessados em fazer parte das atividades este ano no CRAS I deve buscar a unidade o quanto antes para confirmar o interesse na vaga.
O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios.
Representa a principal estrutura física local para a proteção social básica, desempenha papel central no território onde se localiza, possuindo a função exclusiva da oferta pública do trabalho social com famílias por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF) e gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica.
Em Garça temos duas Unidades, sendo que a primeira delas criada há vários anos foi implantada no jardim Centenário e a outra localizada na rua Alzira Nazareth em vila Mariana. O CRAS I está com inscrições abertas para cursos e oficinas e os interessados podem procurar a Unidade para fazer o seu cadastro conforme indicou a UniRádio o secretário de assistência e bem-estar social, Alcides Ângelo Gamba Neto.
A equipe de referência do CRAS é interdisciplinar e os perfis devem convergir de forma a favorecer o desenvolvimento das funções. O trabalho social com famílias depende de um investimento e uma predisposição de profissionais de diferentes áreas a trabalharem coletivamente, com objetivo comum de apoiar e contribuir para a superação das situações de vulnerabilidade e fortalecer as potencialidades das famílias usuárias dos serviços ofertados no CRAS.
Interessados em fazer parte das atividades este ano no CRAS I deve buscar a unidade o quanto antes para confirmar o interesse na vaga.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) 1 está localizado a rua Agostinho Machado,135, Jardim Centenário e o Telefone é o 3406 1828. As vagas estão disponibilizados e as turmas já estão sendo montadas.
fONTE :UNIRADIO
quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
Memória Garcense
Escola Artesanal, década de 60. Naquela época, a estação Ferroviária ficava perto (onde hoje é o prédio da Incubadora de Indústrias), o que facilitava o acesso aos estudantes de outras cidades.
A Escola Artesanal foi fundada em 1952, com 158 alunos, distribuídos nos seguintes cursos: Artesanal Ordinário de Educação Doméstica, Ajustagem Mecânica e Torneiro Mecânico. Na década de 70 o nome passou a ser Ginásio Industrial Estadual com alunos do 1º e 2º graus.
comunidade foi criada para que pessoas possam compartilhar fotos, documentos, vídeos, informações sobre a cidade de Garça/SP e sua história.
Envie fotos para memoriagarcense@gmail.com que incluiremos na galeria.
Faça parte dessa grande comunidade,contribua envie suas fotos ,conte sua historia
memoriadegarca@gmail.com
No Facebook : www.facebook.com/Memória-Garcense
terça-feira, 26 de janeiro de 2016
Garça pode não ter Carnaval Popular este ano
O secretário de Turismo, Mauricio Massao Ogawa, aguarda uma resposta da administração que por sua vez também faz suas contas, para saber se haverá recursos para a festa.
A Prefeitura Municipal de Garça ainda não definiu se a cidade terá “Carnaval Popular” em 2016. E o motivo é a falta de recursos. O secretário de Turismo, Mauricio Massao Ogawa, aguarda uma resposta da administração que por sua vez também faz suas contas, para saber se haverá recursos para a festa, marcada para o início de fevereiro. A Prefeitura quer promover a festa.
Mas, ela só será realizada se houver recursos disponíveis. Massao Ogawa disse que já queria estar com tudo definido, contratado a banda, mas ainda depende de recursos para isso.
A grave crise financeira que o país atravessa trouxe muitos prejuízos aos municípios que viram suas receitas cair assustadoramente. No caso de Garça, aliada a esta queda na receita, também se encontra a dívida ativa do município que já deve ultrapassar a casa dos R$ 30 milhões de reais.
Sem recursos fica impossível realizar qualquer tipo de evento, e diante desse cenário, as prioridades do município como saúde e educação devem ser colocadas em primeiro plano.
Mas, para aqueles que gostam da folia de momo, ainda não foi descartado completamente a realização de algum evento, porém, tudo vai depender da disponibilidade de recursos.
Neste momento ainda não é possível prever se haverá ou não alguma atração carnavalesca em nossa cidade.
fonte:http://www.uniradio.com.br/html/
segunda-feira, 25 de janeiro de 2016
Biblioteca tem ‘Hospital do Livro’
Garça tem projeto premiado pelo Ministério da Cultura de boas práticas em bibliotecas públicas e Lençóis tem setor para conservação das publicações Rita de Cássia Cornélio
Neuza Bomfim Garcia é espécie de “cirurgiã” no setor de recuperação de livro que estão danificados no “Hospital do Livro” da Biblioteca de Garça, projeto reconhecido pelo Ministério da Cultura
Os livros são fontes de conhecimento. Embora haja controvérsias, eles permanecem e para tê-los junto a nós por mais tempo e poder compartilhar com o maior número de pessoas é preciso conservá-los. Obras de séculos passados são guardadas e consideradas verdadeiras relíquias, raros ou raríssimos. Eles requerem cuidados especiais. São obras que merecem nosso respeito e por isso recebem tratamento, ‘cirurgias’ que prolongam suas vidas.
Em Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru), apelidada de Cidade do Livro, um especialista trata as obras para conservá-las para a prosperidade. Um trabalho minucioso que requer preparação. Luvas e pincéis para a limpeza que, muitas vezes traz até resquício de BHC (sigla de inseticida forte) usado antigamente e que pode ser encontrado nas páginas de livros antigos.
A ‘reconstrução’ de uma obra é um trabalho cheio de detalhes, papéis e cola especiais dão nova vida à obra guardada muitas vezes de forma inadequada. Os livros de capa de couro e feitos com papéis de alta durabilidade são marcas de uma época. Os mais recentes não usam o mesmo material.
Na cidade de Garça (70 quilômetros de Bauru) a conservação de livros ganhou um aliado, o “Hospital do Livro”, um projeto que foi premiado e que merece o respeito de todos aqueles que sabem a importância das obras. A iniciativa de uma bibliotecária busca educar a nova geração para cuidar dos livros.
O projeto é voltado para crianças e adolescentes e reduziu em cerca de 40% o número de livros devolvidos para a biblioteca com algum tipo de dano, desde que foi implantado. Mas o resultado melhor do projeto é que ele toca no sentimento das pessoas. Um hospital para o livro, com medicamentos, socorros, salas especiais como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é capaz de sensibilizar não só o público alvo, mas também adultos.
O capricho e o cuidado com a linguagem, com o ‘tratamento’ das obras é algo de saltar os olhos e atingiu mais 15 mil crianças. O lado B do projeto é ensinar menores infratores a prática da encadernação, um ofício que está em extinção, mas que pode representar a profissionalização daqueles que não tiveram a chance de ler os livros e com eles aprender as lições. O “Hospital do Livro” trabalha três vertentes: a sustentabilidade, a cidadania e a questão econômica.
Na biblioteca de Garça quem empresta um livro e o devolve danificado é convidado a doar outro. Os livros infantis e infantojuvenis são os que mais sofrem com os danos. Muitas vezes retornam rasgados, com marcas de que foram molhados, sujos e faltando folhas. A capa ou folhas são substituídas por cópias e não ficam como era originalmente.
JCNET.COM.BR
domingo, 24 de janeiro de 2016
PARABÉNS SÃO PAULO PARABÉNS PAULISTAS E PAULISTANOS
QUEM NASCE NO ESTADO DE SÃO PAULO É PAULISTA.
QUEM NASCE NA CIDADE DE SÃO PAULO É PAULISTANO.
Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a São Paulo Fashion Week e a Parada do orgulho LGBT.
O município possui o 10º maior PIB do mundo,[15] representando, isoladamente, 10,7% de todo o PIB brasileiro[10] e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil,[16] além de ter sido responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005.[17] A cidade também é a sede da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado.[18] São Paulo também concentra muitos dos edifícios mais altos do Brasil, como os edifícios Mirante do Vale, Itália, Altino Arantes, a Torre Norte, entre outros.
São Paulo é a sétima cidade mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com cerca de 20 milhões de habitantes,[19] é a oitava maior aglomeração urbana do mundo.[20] Regiões ao redor da Grande São Paulo também são metrópoles, como Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba; além de outras cidades próximas, que compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como Sorocaba e Jundiaí. Esse complexo de metrópoles — o chamado Complexo Metropolitano Expandido — ultrapassa 30 milhões de habitantes (cerca de 75% da população do estado) e forma a primeira megalópole do hemisfério sul.[21]
A povoação de São Paulo de Piratininga surgiu em 25 de janeiro de 1554 com a construção de um colégio jesuíta por doze padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí.[22] Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha, por finalidade, a catequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar, chamada pelos índios de "Serra de Paranapiacaba".[23]
O nome São Paulo foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, mesmo dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme disse o padre José de Anchieta em carta à Companhia de Jesus:[24]
FONTE :https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_(cidade)
sábado, 23 de janeiro de 2016
CURSOS DE ESPANHOL E INGLÊS
O C.E.L. Centro de estudos de linguás da escola Hilmar Machado de Oliveira,esta com as matriculas abertas para os cursos de espanhol e inglês
A direção da escola Hilmar machado de Oliveira informa que estão abertas as inscrições para os cursos de espanhol e inglês no centro de estudos de linguás C.E.L. que funciona no mesmo local da escola.
Estes cursos são oferecidos para alunos devidamente matriculados na rede publica do estado de São Paulo e das Escolas Técnicas Estaduais ETECs de Garça e região.
No curso de Espanhol, com duração de 3 (três) anos,podem se matricular alunos a partir do 7º ano,no curso de Inglês,com duração de 1 (um) ano,podem se matricular alunos do ensino médio.
Horário dos cursos
ESPANHOL : Terças e Quintas das 07:50 as 09:30 sábado das 09:00 as 12:30 (se formar turma)
INGLÊS : sábado das 09:00 as 12:30
Os interessados deverão comparecer na secretaria da Escola E.E. HILMAR MACHADO DE OLIVEIRA no horário das 08:00 as 17:00 horas.
Fonte : Jornal Jornal COMARCA DE GARÇA - EDIÇÃO 23/01/2016
sexta-feira, 22 de janeiro de 2016
CIA ESTAVEL PROMODANÇA 2016...
CIA ESTAVEL PROMODANÇA 2016, em parceria com a Prefeitura Municipal de Garça, Secretaria Municipal de Cultura e EMCA, apresenta LA ESMERALDA e PURA INSPIRAÇãO (núcleo Senior) e BAILE DOS GRADUADOS e FAMA ( núcleo Junior)
Dias 28,29,e 30 de janeiro 2016
Teatro Municipal Sala Miguel Mônico - Garça
Retire seu ingresso GRATUITO na Secretaria da EMCA, Rua 27 de dezembro nº 10. A distribuição dos ingressos será a partir de 25 de janeiro as 14h00.
https://www.facebook.com/emcagarca/?fref=photo
http://www.prefgarca.sp.gov.br/
www.facebook.com/Secretaria-Cultura-Garça-153107511527095/info/?tab=overview
A Secretaria de Cultura estará disponibilizando .........
A Secretaria de Cultura estará disponibilizando ingressos para os ALUNOS DA EMCA E PROFESSORES para a apresentação final da Cia Estável de Dança. A partir do dia 25/01 os ingressos já estarão na secretaria da escola, serão distribuído nos dias 25 e 26 apenas. NÃO PERCAM!!!
As sessões serão:dia 29/01 no período da noite e dia 30/01 período da tarde e noite (2 sessões). Os horários ainda não foram definidos. A disponibilização dos ingressos começarão no dia 25/01 (2ª feira) e terminará dia 26/01(3º feira). NÃO PERCAM!!!!
OBS: Será permitido apenas 2 ingressos por pessoa.
https://www.facebook.com/pages/EMCA-Escola-Municipal-de-Cultura-Art%C3%ADstica/443901212316539?ref=br_rs
https://www.facebook.com/Secretaria-Cultura-Gar%C3%A7a-153107511527095/?fref=ts
Projeto Guri abre inscrições em Garça em 1º de fevereiro
Em Garça as matrículas serão abertas no próximo dia 1.º de fevereiro e prosseguem até o dia 4 de março.
O maior programa sociocultural brasileiro, o Projeto Guri, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas para 20 mil vagas no litoral, interior e capital. A iniciativa visa desenvolver o ensino musical e a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes.
Atualmente, mais de 50 mil alunos são atendidos por ano em 410 polos de ensino distribuídos por todo o Estado de São Paulo.
Em Garça as matrículas serão abertas no próximo dia 1.º de fevereiro e prosseguem até o dia 4 de março, conforme explicou em entrevista a UniRádio a responsável pelo projeto na cidade, Eliane Mina de Santana.
Os cursos ministrados no Polo Garça são: Clarinete, Contrabaixo acústico, Canto Coral, Eufônio Bombardino, Flauta transversal, Percussão, Saxofone, Trombone, Trompete, Viola, Viola caipira, Violão, Violino e Violoncelo.
Para se inscrever, é preciso ter idade entre 6 e 18 anos e estar matriculado em qualquer instituição de ensino da rede pública ou particular. Não é preciso ter conhecimento prévio de música nem realizar testes seletivos.
Os interessados devem ir diretamente ao polo, acompanhados por pais ou responsáveis, levando RG (ou certidão de nascimento) e comprovantes de residência e de matrícula escolar.
É importante ressaltar que o curso é gratuito e o projeto oferece o instrumento para os alunos. O polo de Garça funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13 às 16h30 e as terças e quintas das 13 às 17h30.
O projeto funciona na Escola Municipal de Cultura Artística, à rua 27 de dezembro, próximo à Avenida Rafael, em Vila Williams e o telefone é o 3471 1616.
Enviado por Marinho Santos em 22/01/2016 Notícias do mesmo autor Jornal da UniRádio.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
EDUCA MAIS BRASIL TEM BOLSAS DE ESTUDO PARA GARÇA
O Educa Mais Brasil,maior programa de inclusão educacional do pais,esta com inscrições abertas para 2016 e disponibiliza mais de 200 mil bolsas de estudo de até 70% para diversos cursos e instituições de ensino em todo o Brasil.
O estado de São Paulo foi contemplado mais uma vez com o programa e esta disponibilizando mais de 50 vagas.
Em Garça as oportunidades são para pós graduação, educação básica, cursos de idiomas, cursos profissionalizantes, educação para jovens e adultos e pre-vestibular.
De acordo com Andreia Torres,diretora de expansão e relacionamento do Educa Mais Brasil,esse é o momento ideal para colocar em pratica o desejo de impulsionar os estudos " O papel do Educa Mais Brasil é oportunizar um sonho através da educação e fazer a diferença na decisão de milhares de pessoas em estudar e transformar suas vidas"
Para se inscrever gratuitamente e preciso efetuar o cadastro no site oficial do programa( www.educamaisbrasil.com.br ) onde também e possível consultar as instituições e cursos, selecionando o estado e a cidade de interesse .
Mais informações podem ser obtidas através da central de atendimento nos telefones
4007-2020 Capital e regiões metropolitanas
0800 724 7202 para demais localidades
FONTE JORNAL COMARCA DE GARÇA EDIÇÃO 21/01/2016
quarta-feira, 20 de janeiro de 2016
IRMÃOS LACERDA SABADO 23/01
Alô Galera. Depois de uma paradinha de final de ano, Os Irmãos Lacerda estão de volta
e convida todos vocês para q no próximo sábado (23/01) você seus amigos e famíliares venham curtir com a gente da boua música sertaneja ... Nosso encontro será na lanchonete "O Butheko" do lago artificial j.k wilians ... Esperamos você a partir das 21 horas ... !
APOIO :https://www.facebook.com/MULTIMIDIAREIS/
terça-feira, 19 de janeiro de 2016
UTILIDADE PUBLICA (Transporte escolar gratuito para alunos da zona rural)
A Secretaria Municipal de Educação continua a receber as inscrições para transporte escolar gratuito para alunos da zona rural. Para a inscrição são necessários o atestado de matrícula e uma foto 3x4. Os alunos que já utilizam o transporte em anos anteriores e que no ano passado preencheram uma ficha de pedido de transporte e entregaram aos motoristas dos ônibus já estão, automaticamente, credenciados junto à Secretaria. Porém, os novos alunos e aqueles que até o ano passado não utilizavam o transporte deverão impreterivelmente comparecer à Secretaria de Educação e fazer a inscrição e já pegar a carteirinha no ato. Os alunos devem realizar a inscrição até o próximo dia 22 (sexta-feira), na Secretaria, localizada à rua Padre Leite, 411, no Centro, das 07 às 13 horas.
DICA PARA QUEM GOSTA DE UMA BOA LEITURA
http://livrosonlinegratis.net/
PARA GOSTAR DE LER
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Jamais obrigue o seu filho a ler. Seduza-o. Quem é constantemente obrigado a fazer algo, tudo com o que sonha para o futuro é justamente o dia em que não terá mais de fazer aquilo. Mas quem é seduzido, não. Esse aprende a gostar, e a cada dia se apega mais ao ato de seja lá o que for de bom ou ruim que alguém lhe apresente com as devidas táticas de sedução.
Um exemplo forte, mas negativo dessa verdade está na forma com que os traficantes de drogas induzem crianças e jovens ao vício, e depois ao tráfico. Eles traçam projetos de sedução pela falsa ideia da inclusão em grupos ou galeras, e logo à frente a fantasia de força, dinheiro e poder de afrontar a sociedade que os relegou à má sorte via família, poder público e predadores econômicos.
Leia para seu filho, desde a sua gestação. Ele não entenderá palavras e sons, mas um feto já é capaz de sentir o mundo externo pelas vozes que o rodeiam. Se forem vozes agradáveis, carinhosas e sedutoras, ele se formará sadio. Se forem vozes agressivas, indiferentes ou frias, o efeito será o contrário. Assim será por todo o processo de sua educação, se nós conseguirmos manter o hábito, incentivando-os a ler, mas também permitindo que eles não gostem de alguns livros ou leituras que apreciamos e gostem de outros que não correspondem aos nossos gostos.
Pais que leem; que promovem cultura, bom entretenimento e ambiente saudável, quase sempre criam bons filhos. Quase sempre, porque às vezes a natureza humana surpreende com cidadãos de boa índole criados por maus pais, ou com cidadãos de má índole criados por pais amáveis e zelosos. Anomalias da vida, mas que não devem nos acomodar na criação dos nossos.
Voltando aos livros, criemos filhos atentos ao mundo que os rodeia; filhos capazes de compreender os enunciados da vida e ler as pautas do tempo ao pé da letra ou nas entrelinhas. Para tanto, é necessário seduzi-los com livros; com o hábito não obrigatório de ler. Faremos isto, se formos tão ou mais eficientes e sedutores do que os traficantes de drogas.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2016
Pólo Arte inicia amanhã a segunda semana do projeto de férias “Bagunça bem Feita”
A biblioteca do Centro Integrado de Educação - Pólo Arte inicia amanhã a segunda semana do projeto de férias “Bagunça bem Feita”. Esse é mais um programa voltado para o público infantil e contempla atividades variadas, como oficinas, brinquedoteca, entre outras.
Confira a programação:
Dia 19 (Terça-feira)
08h00 às 12h00 – Brinquedoteca (Faixa etária: 03 a 12 anos)
10h00 às 12h00 - Contação de História (livro: Carnaval na Floresta - José Sordi)
Oficina: Confecção de Máscara
Vagas: 20
Faixa etária: livre
Dia 20 (Quarta-feira)
08h00 às 12h00 – Brinquedoteca (Faixa etária: 03 a 12 anos)
10h00 às 12h00 - Contação de História (livro: Bom dia, todas as cores! – Ruth Rocha)
Oficina: Pintura de Rosto
Vagas: 15
Faixa etária: livre
Dia 21 (Quinta-feira)
08h00 às 12h00 – Brinquedoteca (Faixa etária: 03 a 12 anos)
10h00 às 12h00 – Leitura (Haikai)
Oficina: Poesia (produção coletiva/individual)
Vagas: 10
Faixa etária: a partir de 09 anos
FOTO PREFEITURA MUNICIPAL DE GARÇA
V CAMPEONATO DE PENALTYS GARÇA TÊNIS CLUBE
Acontece amanhã, 19/01/2016 as 19:00 hs ,o V campeonato de penaltys promovido por Eneas Sport nas dependências do Garça tenis Clube,serão 32 participantes com sistema eliminatório - oitavas ,quartas, semi final e final, serão 2 penaltys cada participante, o mesmo participante bate e defende, com uma novidade o batedor pode escolher o goleiro, troféus para 3º, 2º e 1º lugar e também para melhor penalty batido e melhor defesa ,será uma grande batalha,pois tem participante querendo ser tri-campeão, prestigie e leve sua familia. praça de alimentação, espetos e bebidas
prestigie o esporte Garcense
mais sobre o esporte Garcense voce encontra no BLOG DO MARCÃO acesse
http://blogdomarcaogarca.blogspot.com.br/
contamos com sua presença
CURSO "FILOSOFIA NO DIA S DIA"
Filosofia no Dia a Dia.
Conteúdo: Filosofia é algo difícil de entender e que não tem utilidade prática?
Neste curso você aprenderá como usar a filosofia para melhorar o seu cotidiano e ter qualidade de vida. Para começar, será apresentada uma fábula oriental que explica a natureza humana e nos faz refletir "por que vivemos" e "como vivemos".
Organizado por Secretaria Cultura Garça
https://www.facebook.com/Secretaria-Cultura-Gar%C3%A7a-153107511527095/
domingo, 17 de janeiro de 2016
MEMORIA GARÇENSE
FAÇA PARTE DESTE GRUPO E COMPARTILHE FATOS, FOTOS VIDEOS E MEMORIAS DE SUA CIDADE
Início em 5 de janeiro de 2011
Descrição curta
Esta comunidade foi criada para que pessoas possam compartilhar fotos, documentos, vídeos, informações sobre a cidade de Garça/SP e sua história.
Envie fotos para memoriagarcense@gmail.com que incluiremos na galeria.
Declaração de autoria
Entre em contato e deixe seu recado. Envie fotos, documentos e videos com suas histórias.
Abs
Alex Lecci
Memória Garcense: aqui as lembranças vem voando!
E-mail
memoriadegarca@gmail.com
https://www.facebook.com/Mem%C3%B3ria-Garcense-554131917937763/info?tab=page_info
sábado, 16 de janeiro de 2016
sexta-feira, 15 de janeiro de 2016
FINAL DE SEMANA AGITADO EM GARÇA
CONFIRA A AGENDA
HJ 15/01/2016
LUCAS E LUANA NA PETISCARIA
SILVIO E FERNANDA NO BOTHEKO DO LAGO
AMANHA 16/01/2016
LUCAS E LUANA NO BOTHEKO DO LAGO
JAIRO PIRES NO CINCINNATI
FONTE : Reismultimidia Divulgando sua Empresa
https://www.facebook.com/groups/732824576813276/
Reismultimidia informa em fevereiro estara diVulgando seus clientes e futuros clientes em uma nova revista
30ª FESTA DA CEREJEIRA DE GARÇA
Dias 24, 25 e 26 de Junho de 2016
REDES SOCIAIS OFICIAS >>> www.festadacerejeira.com
Dia 24, sexta-feira
Dia 25, sábado
Dia 26, domingo
- Cultura japonesa
- Comida típica
- Exposições
- Workshops
- Gate-ball
- Karaokê
- Parque de diversão
- Praça de Alimentação
e muitas outras atrações FONTE FERNANDO COUTINHO !
quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
APEG 11 ANOS DE INCENTIVO A LEITURA E A IDENTIDADE GARCENSE-
CAL: “munidos” de um tema forte e atual, membros da associação convidam e visitam escolas do município a fim chamar os estudantes a participar do Concurso Apeg de Literatura, realizado nos quatro últimos anos
Incentivar e divulgar a literatura garcense, promover concursos literários, montar exposições em homenagem à cidade, trazer à tona nomes de poetas que já partiram, produzir e publicar seus escritos. Diversas têm sido as atividades da Apeg – Associação de Poetas e Escritores de Garça, que completa seu 11º aniversário neste sábado.
Ainda “pré-adolescente”, a associação tem uma rica história dentro do cenário cultural garcense, tendo seu nome envolvido em diversos eventos, mostras, festas e cerimônias, buscando sempre mostrar à população de Garça o que os próprios garcenses produzem. Crônicas, poesias, contos que exaltam o passado, o presente e os desejos de futuro para a cidade, suas belezas naturais, seus patrimônios, sua gente, seu crescimento e até seus problemas. Os membros da Apeg cantam em verso e prosa a cidade, mas também o mundo, seus sentimentos, suas esperanças, evidenciando um grande “ecumenismo” de preferências literárias. Dentro da Apeg há espaço para poetas, cronistas, contistas, romancistas e articulistas que falam de tudo um pouco; escritores amadores de várias gerações e profissões falam desde Camões à poesia do campo, dos sonetos ao cordel, das trovas ao hai kai, sobre política, amor, paz, viagens, natureza, família, fé, trabalho, amizade... Mas também são livres para criar seu jeito de escrever, de se expressar. E sempre fazem questão de lembrar que a associação é aberta a todos os interessados.
A Apeg nasceu no dia 16 de janeiro de 2005, numa tarde chuvosa de domingo, na sede da Associação dos Aposentados, contando com 11 fundadores. A criação do grupo se deu através do depoimento de um garoto mariliense que contou sobre a existência da Apem – Associação dos Poetas e Escritores de Marília, hoje extinta. Mas a associação de Garça “vingou”, e hoje, além de suas reuniões mensais, seus membros envolvem-se em várias atividades que visem ligar a população à leitura e à escrita, como a criação do CAL – Concurso Apeg de Literatura, que envolve jovens estudantes das escolas do município e do distrito de Jafa, abordando temas importantes e atuais: pessoas com (d)eficiência, a luta dos negros, a relação do homem e a máquina e os direitos dos animais. A Apeg também trouxe para Garça o evento Um Poema em Cada Árvore – criado em Minas Gerais em 2010, a mostra de poemas ao ar livre foi ganhando o Brasil todo, e há três anos, as praças do centro de Garça ficam “floridas” de poemas, durante as primeiras semanas da primavera, atraindo a atenção de todos que por estes lugares passam.
Ao longo destes 11 anos, seus escritores e poetas já publicaram na imprensa local e na internet, centenas de textos – entre artigos, crônicas e poemas, além de terem publicado também livros – em coletâneas ou individuais. O selo Biblioteca Apeg conta hoje com aproximadamente 80 títulos e muitos deles podem ser lidos na Biblioteca Municipal Dr. Rafael Paes de Barros: as obras de vários “apeguianos” estão disponíveis na Estante Canto da Terra, dedicada aos escritores locais de todos os tempos.
E, neste mês os membros da Apeg celebram o aniversário da associação, cheios de novos planos e novas estratégias para este ano, a fim de levar seu trabalho ao maior número possível de leitores.
Apeg – Associação de Poetas e Escritores de Garça
Reuniões abertas: todo quarto domingo de cada mês
Horário: das 15 às 17 horas
Local: Biblioteca Municipal Dr. Rafael Paes de Barros
Na internet: facebook.com/associacaodepoetaseescritoresdegarca
FONTE JORNAL COMARCA DE GARÇA
Programação de Férias "Bagunça Bem Feita"
De 12 à 21/01 de Janeiro.
Informações: (14) 3471-1616 #CulturaGarça #BibliotecaViva #ferias#programaçãogratuita #vem
De 12 à 21/01 de Janeiro.
Informações: (14) 3471-1616 #CulturaGarça #BibliotecaViva #ferias#programaçãogratuita #vem
Assinar:
Postagens (Atom)