Os interessados podem levar seus documentos, se houver, à Secretaria Municipal de Educação, para efetuar a matrícula
“Para aqueles que na sua infância ou juventude tiveram que interromper seus estudos, ainda dá tempo! Quem não completou sua escolaridade, nós estamos aqui para orientar e ajudar no que for preciso”. Desta forma a secretária municipal de Educação, Sandra Pim Marino convida a todos os interessados a fazer sua matrícula em uma classe da EJA - Educação de Jovens e Adultos.
A modalidade de ensino é direcionada a todos aqueles que não tiverem acesso ou não chegaram a terminar os estudos dos ensinos fundamental e médio: “As vagas ainda estão abertas. Infelizmente no ano passado nós não Tivemos pouca procura. Muitas vezes porque a pessoa perdeu os documentos e acha que por isso não pode fazer a matrícula. Mas avisamos que mesmo assim, mesmo que a pessoa tenha perdido seus documentos pessoais, nós providenciamos a matrícula, isso não é impedimento. Para estudar, basta a pessoa estar verdadeiramente interessada. Quem não concluiu o Ciclo I, que hoje é aquele que vai até o 5º ano, nós estamos aqui para ajudar a resolver esse problema!”, afirmou a secretária à imprensa
.
Sandra destaca que os interessados devem procurar a escola João Crisóstomo (que fica à Avenida Dr. Rafael Paes de Barros, 275 - telefone: 3471 - 0409), que é onde funciona a sala de aula da EJA, ou ir diretamente à Secretaria Municipal de Educação para efetuar a matrícula, à Rua Padre Leite, 411, no centro (antigo Mercadão), portando, se tiver, os documentos pessoais.
“Nós oferecemos o transporte escolar, independente do bairro onde a pessoa more. Nossos professores estão esperando, temos biblioteca e temos também um jantar que oferecemos aos alunos que saem direto do trabalho para a aula. Então, mesmo que as aulas já tenham começado, ainda dá tempo de formar uma classe”, avisa Sandra Pim.
A idade mínima exigida para os estudos é de 18 anos para os ensinos fundamental e médio. Em Garça as aulas vão das 18h30 às 22h30, e há muitas vagas em aberto. As classes do EJA são de responsabilidade do município do 1º ao 5º ano e tanto o transporte quanto a alimentação são oferecidos gratuitamente.
EJA
Cerca de 1,6 mil escolas estaduais paulistas oferecem as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse modelo é possível concluir tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio.
As aulas do Ensino Fundamental são abertas para alunos a partir de 15 anos. Já os interessados em concluir o Ensino Médio precisam ter, no mínimo, 18 anos. Os módulos de 6 meses cada são equivalentes aos anos e séries do ensino regular. O curso conta com quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira.
Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de terminar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade correta podem conquistar o certificado de conclusão dessas etapas da escolaridade por meio de diversos cursos e avaliações.
Entre eles estão o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).
FONTE ; JORNAL COMARCA DE GARÇA
Nenhum comentário:
Postar um comentário