quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Garça realiza mutirão contra Aedes aegypti no dia 27

Objetivo da passeata foi conscientizar a comunidade para combater o mosquito Aedes aegypit
A Prefeitura Municipal de Garça, através da Secretaria Municipal da Saúde e da Vigilância Sanitária, desenvolveu, no último sábado, dia 20, uma grande passeata pelo Centro da cidade. A mobilização contra dengue, chikungunya e vírus zika teve como objetivo estimular a comunidade a dar sua contribuição para a erradicação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças
. Além de servidores públicos municipais e representantes de setores da saúde, a passeata contou com a participação de estudantes, de escoteiros, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, entre outros segmentos. A mobilização saiu do Paço Municipal e passou por várias ruas do Centro e teve seu encerramento na praça Hilmar Machado de Oliveira.
Essa ação foi apenas uma primeira etapa de uma grande mobilização a ser realizada visando combater o mosquito. O próximo passo já está marcado: no dia 27 de fevereiro, próximo sábado, um mutirão ocorrerá nos bairros que tiveram maior incidência de casos de dengue ao longo do ano passado, como Rebelo, Araceli e Salgueiro. Esse mutirão terá a função de identificar e eliminar o maior número de criadouros e de locais que podem se tornar criadouros do Aedes aegypti.
Essa iniciativa se soma a um grande trabalho que vem sendo executado pela Prefeitura de Garça em busca de combater o mosquito transmissor da dengue no município. Bloqueios, visitas domiciliares, nebulizações, campanhas, entre diversas outras atividades estão sendo realizadas e vão ser mantidas em busca de eliminar o inseto e seus criadouros. No entanto, a conscientização de toda a população sobre o tema é vital para que seja possível vencer essa guerra.
A recomendação principal da Vigilância Sanitária é evitar a água parada. É nela que o mosquito se reproduz. Quintais e terrenos devem ser limpos de forma constante, evitando a presença de materiais que possam servir para acumular água. Também é importante que a população faça a limpeza periódica de calhas, ralos e até mesmo verifique os modelos de geladeira que contam com recipientes externos de água, fazendo uma manutenção constante para que esses locais permaneçam secos.
Os materiais inservíveis que muitas vezes ficam jogados nos quintais devem também ser eliminados. Quem tiver móveis velhos, sofás sem uso, entre outros artigos jogados no quintal pode entrar em contato com a Prefeitura, pelo telefone 3471 0044, e agendar a retirada desse material.
As caixas d’água devem estar bem fechadas e preferencialmente vedadas e não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a água, como a água sanitária. É preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas. fonte :http://www.jornalcomarca.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário