terça-feira, 15 de março de 2016

Alistamento Militar

Registro deve ser feito até 30 de junho por todos os homens que completam 18 anos até 31 de dezembro
Desde 1º de janeiro está aberto o período de alistamento militar obrigatório, que termina no dia 30 de junho. O Ministério da Defesa estima em 2 milhões o número de jovens que farão o alistamento em 2016, sendo que 100 mil devem ser incorporados ao serviço militar em um dos três ramos das Forças Armadas: Aeronáutica, Exército e Marinha. Confira abaixo as principais informações que você deve saber sobre como se alistar.
Quem deve realizar o alistamento militar? É obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2016. As mulheres estão isentas do Serviço Militar obrigatório, mas podem ingressar nas Forças Armadas mediante concurso público.
2) Onde é realizado o alistamento militar? O alistamento é realizado na Junta de Serviço de Militar mais próxima de seu domicílio. A Junta é um órgão administrado pela prefeitura municipal de cada cidade, onde é possível solicitar declaração comprovando o seu comparecimento ao alistamento para justificativa no trabalho ou na escola.
3) Quais documentos devem ser apresentados? Para realizar o alistamento, é preciso levar:
Certidão de nascimento ou documento de identidade (RG). No lugar do RG, pode ser apresentado: carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte e carteira de identificação funcional; Comprovante de residência; 01 (uma) foto 3x4 (recente, de frente e sem retoques). 4) E se eu perder o prazo de alistamento? Você deve comparecer à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima, pagar uma multa e realizar o seu alistamento militar. O valor da multa é de R$ 3,71.
5) O que acontece se eu não me alistar? Não estar em dia com as suas obrigações militares impede:
Obter passaporte ou renovação de sua validade; Assumir cargo público, mesmo se aprovado em concursos; Matrícula no Ensino Superior; Registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; Recebimento de qualquer prêmio do governo federal, estadual, dos territórios ou municípios. 6) Posso adiar o alistamento militar? Não. O alistamento é obrigatório e deve ser realizado nos primeiros seis meses do ano em que o brasileiro completar 18 anos de idade. O que pode ser feito é, durante a fase de alistamento, solicitar o adiamento de incorporação caso seja convocado a cumprir o serviço militar obrigatório. Neste caso, o serviço é cumprido na turma seguinte.
7) O adiamento é diferente para quem cursa faculdade de Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária? Sim. Esses estudantes podem solicitar o adiamento de incorporação até o término do curso. Eles ficam, contudo, obrigados a participar do processo seletivo para Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) das Forças Armadas, destinado à formação de oficiais temporários.
8) Como é o alistamento para pessoas com necessidades especiais ou deficiência física ou mental? Basta ir à Junta de Serviço Militar e solicitar o Certificado de Isenção (CI). É realizado exame médico nos casos em que a incapacidade física ou mental não é aparente.
9) O que é Seleção Geral? É a fase em que o brasileiro se apresenta a uma comissão de seleção das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) a fim de concorrer à incorporação no quartel. Ele é submetido a uma série de testes compreendendo uma inspeção de saúde (exame dentário, médico e de esforço físico), testes de seleção e entrevista. Os aprovados podem ser distribuídos a uma Seleção Complementar no Quartel ou, caso exceda a necessidade, ser dispensado do Serviço Militar. É preciso obedecer as seguintes orientações:
Levar o Certificado de Alistamento Militar (CAM), a carteira de identidade e uma foto 3x4; Recomenda-se evitar o uso de chinelo, bermuda ou camiseta cavada.
10) O que acontece com o alistado que não se apresenta na Seleção Geral? Deverá retornar a Junta de Serviço Militar e realizar o pagamento da multa prevista na legislação vigente para ser encaminhado novamente à seleção geral.
11) O que é o Certificado de Alistamento Militar (CAM)? Certificado de Alistamento Militar (CAM) é o documento comprovante da apresentação para a prestação do Serviço Militar inicial. Será fornecido gratuitamente pela Junta de Serviço Militar (órgão alistador). Nos limites da sua validade, e com as anotações devidas, o CAM é, ainda, documento comprobatório de que o brasileiro está em dia com as suas obrigações militares.
12) Ter tatuagem impede de servir as Forças Armadas? Não.
13) O que faço se faltar no juramento à bandeira? Comparecer a Junta de Serviço Militar para agendar uma nova data de juramento e, assim, retirar o comprovante de que fez o alistamento.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa

dez mitos e verdades sobre o processo de impeachment.

O que leva ao impeachment?
Para que o pedido de abertura de impeachment tenha consistência, devem existir provas de que o mandatário cometeu algum crime comum (como homicídio ou roubo) ou crime de responsabilidade –que envolve desde improbidade administrativa até atos que coloquem em risco a segurança do país, explicitados na lei 1.079.
O segundo colocado nas eleições assume?
Não. Segundo a Lei 1.079/50, caso o processo de impeachment seja julgado e considerado procedente, quem assume é o vice, no caso, Michel Temer (PMDB-SP), que permanece até o fim do mandato. Caso o vice também seja afastado ainda durante a primeira metade do mandato, serão convocadas novas eleições. Caso ele seja afastado a partir da segunda metade do mandato, as eleições são indiretas, no caso, apenas os membros do Congresso Nacional podem votar nos candidatos. Enquanto as eleições acontecem, quem assume é o terceiro na linha sucessória, o presidente da Câmara dos Deputados, atualmente o peemedebista Eduardo Cunha.
Qualquer pessoa pode pedir o impeachment do presidente?
Sim. Qualquer pessoa pode encaminhar ao Congresso Nacional uma denúncia de crime de responsabilidade, o que inclui políticos como parlamentares. No entanto, cabe ao presidente da Câmara dos Deputados julgá-la procedente e abrir uma comissão especial para analisar o pedido.
O pedido de impeachment pode ser feito via abaixo-assinado?
Não. A denúncia por crime de responsabilidade precisa ser feita por uma pessoa física e deve ser acompanhada dos documentos que a comprovem. No caso do impeachment do ex-presidente Fernando Collor, o processo durou cerca de sete meses, desde a instalação da comissão parlamentar mista de inquérito, em 1º de junho de 1992, até a renúncia de Collor, em 29 de dezembro de 1992.
Impeachment leva a uma nova eleição direta?
A única possibilidade de ocorrer uma nova eleição é se, além do presidente, o vice também for afastado ainda na primeira metade do primeiro mandato. Enquanto a eleição é convocada, no entanto, quem assume é o presidente da Câmara dos Deputados.
Impeachment pode ser decidido por voto popular?
Não. Quem recebe a denúncia e avalia se ela será transformada em processo e encaminhada aos parlamentares é o presidente da Câmara dos Deputados. CPI pode aprovar impeachment?
Não, a Comissão Parlamentar de Inquérito não tem o poder de decidir pelo impeachment. Quem recebe a denúncia e avalia se ela será transformada em processo e encaminhada aos parlamentares é o presidente da Câmara dos Deputados
. Qual a diferença entre impeachment e cassação?
Impeachment é o processo que envolve a cassação do mandato de um político do Executivo, tornando-o inelegível por oito anos. Já a cassação envolve a perda do mandato e pode resultar na inelegibilidade, como nos casos em que o político é cassado com base na Lei da Ficha Limpa. O impeachment contra o ex-presidente

15 de Março - Dia mundial do Consumidor

O Dia Mundial do Consumidor é comemorado anualmente em 15 de março.
Essa data foi criada para proteger e lembrar os direitos dos consumidores, não apenas entre as pessoas que consomem, mas também para que as empresas e lojas lembrem do compromisso em respeitar todas as leis que protegem o seu maior patrimônio.
Em comemoração à data, o Procon de Garça estará nesta terça-feira, 15, distribuindo em sua sede, de forma gratuita, exemplares do Código de Defesa do Consumidor e também de uma cartilha que ressalta os direitos e deveres dos idosos no transporte coletivo rodoviário de passageiros. Porém, a quantidade de exemplares, tanto do Código quanto da cartilha, é limitada e a sua distribuição se dará pela ordem de chegada das pessoas ao Procon. Esse serviço em Garça está instalado à rua Coronel Joaquim Piza, 192, no Centro.
Fonte PMG

Utilidade Publica (Podera faltar agua em Garça)

A adutora B1 do SAAE (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos), que é responsável por cerca de metade do abastecimento da cidade, sofreu o rompimento de um de seus tubos responsáveis pela ligação com a rede. Esse é um dispositivo diferenciado, de vários anos de uso, e sua fabricação se dá na cidade de Valinhos.
Uma solicitação da peça de reposição já foi feita por parte da autarquia, no entanto, a concretização do trabalho de substituição só deverá se dar na próxima quarta-feira, dia 16.
Diante disso, o SAAE solicita a toda a população que economize, ao máximo, água. Com todos fazendo economia será possível evitar que falte água nas torneiras. Evite lavar carros e calçadas, busque tomar banhos mais rápidos, concentre um volume maior de roupas para lavagem, certifique que todas as torneiras estejam bem fechadas. São medidas básicas que contribuem para evitar o desperdício de água e que são muito relevantes neste período em que o abastecimento estará concentrado em apenas uma adutora (B2).
Fonte PMG

domingo, 13 de março de 2016

O primeiro livro do mundo

“Trechos de um poema sobre um rei da Mesopotâmia seriam o primeiro livro do mundo, escrito em cerâmica e pedra”,
Já o primeiro livro impresso foi a Bíblia. “Ela foi impressa em 1455, pelo inventor alemão Johannes Gutenberg, muito tempo depois de terminar de ser escrita, o que aconteceu antes do ano 100”
No Brasil, a imprensa chegou 355 anos depois. “O primeiro livro impresso aqui foi Marília de Dirceu, do autor Tomás Antônio Gonzaga, em 1810”, revela o pesquisador. E acrescenta um detalhe curioso da história: “No início, as máquinas de impressão eram mantidas pelo governo português, que só publicava o jornal oficial falando coisas boas sobre o governo. Por isso, a maioria dos escritores brasileiros preferia imprimir suas obras em Lisboa ou Paris – foi o caso de Machado de Assis”.
livro é toda história registrada com começo, meio e fim. “Livro é livro, não importa onde foi escrito nem com o quê”, pondera. “Na maior parte da Antiguidade Clássica, os livros eram todos escritos à mão em rolos de pergaminho ou papiro – espécies de papel feito de couro de animais ou tiras de planta”. No papiro, no papel ou até no computador, o importante é curtir a leitura!
22 LIVROS QUE SÃO DIAMANTES PARA O CÉREBRO Voce encontra em :http://www.revistabula.com/1752-22-livros-que-sao-diamantes-para-o-cerebro/
Um poema em cada árvore - espalhando a poesia pelas 5 regiões do Brasil desde 2010. Curta esta ideia! Faça parte também desta história!
APEG - Associação de Poetas e Escritores de Garça
www.facebook.com/associacaodepoetaseescritoresdegarca/?fref=ts

Utilidade Publica Combater a dengue: um dever de todos

Evitar o aparecimento da dengue é dever de todos. Faça sua parte. A colaboração mais fundamental para combater a dengue tem de ser da população, que deve se conscientizar e evitar criar condições para o mosquito Aedes Aegypit se desenvolver. A recomendação principal da Vigilância Sanitária é evitar a água parada. É nela que o mosquito se reproduz. Quintais e terrenos devem ser limpos de forma constante, evitando a presença de materiais que possam servir para acumular água. Também é importante que a população faça a limpeza periódica de calhas, ralos e até mesmo verifique os modelos de geladeira que contam com recipientes externos de água, fazendo uma manutenção constante para que esses locais permaneçam secos. Os materiais inservíveis que muitas vezes ficam jogados nos quintais devem também ser eliminados. Quem tiver móveis velhos, sofás sem uso, entre outros artigos jogados no quintal pode entrar em contato com a Prefeitura, pelo telefone 3471 0044, e agendar a retirada desse material. As caixas d'água devem estar bem fechadas e preferencialmente vedadas e não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a água, como a água sanitária. É preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.
Saiba mais: A dengue se caracteriza por febre súbita e alta (acima dos 40º), fortes dores de cabeça, dor atrás dos olhos, falta de apetite e paladar, dor nos ossos e nas articulações, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos e cansaço. Aos primeiros sintomas, a recomendação é procurar imediatamente o atendimento médico e não efetuar a automedicação, principalmente com remédios a base de ácido acetil-salicílico. O paciente deve repousar e consumir muita água.

Festa do peão

Garça terá no próximo mês de maio uma nova edição da Festa do Peão. Nesta sexta-feira, dia 11, uma reunião no Paço Municipal apresentou oficialmente o evento ao prefeito José Alcides Faneco. Um dos organizadores desse acontecimento é o vereador Antônio Franco dos Santos, o "Bacana", que indicou que a Festa terá uma grande estrutura, sendo que o recinto será coberto, evitando, desse modo, qualquer tipo de transtorno caso ocorram chuvas. A reunião no Paço contou com a presença de representes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que também já tiveram as primeiras informações de como será processada a Festa e indicaram as demandas necessárias que a organização deverá apresentar no que se refere à segurança e ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
Também esteve presente no encontro o advogado Gilberto Garcia, representante da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais. Essa entidade será beneficiada na edição deste ano da Festa, sendo que a arrecadação obtida no último dia de realização desse evento será repassada a essa entidade filantrópica.
A Festa será realizada de 05 a 08 de maio, na área anexa ao ginásio do Centro Integrado de Educação "João Gonzáles". O evento é particular, mas tem o apoio da Prefeitura Municipal de Garça, que cedeu o local para a realização da Festa. Segundo a organização, artistas de sucesso do atual cenário musical brasileiro deverão estar presentes se apresentando, como Pedro Paulo e Alex e Bruno e Barretto.
Fonte :www.facebook.com

Biblioteca realiza exposição com livros doados pela comunidade

A exposição continua ao longo de todo o mês sob o tema “Biblioteca versus Comunidade” uma parceria que dá certo.
O acervo da biblioteca municipal de Garça, um dos mais elogiados do Estado de São Paulo, ganhou mais um reforço neste mês, com o apoio da comunidade. Clássicos do suspense de Sidney Sheldon, teorias da Educação de Paulo Freire, poemas de Drummond e até as aventuras pós-apocalípticas de The Walking Dead. Leitura para todos os gostos e idades. Esses são alguns dos vários novos títulos adquiridos pela Biblioteca Municipal Dr. Rafael Paes de Barros, através de doações. A biblioteca agradece publicamente pela parceria com a população que vem rendendo bons frutos. E para que a comunidade em geral conheça esses novos títulos uma exposição foi organizada pela direção da biblioteca. A exposição continua ao longo de todo o mês sob o tema “Biblioteca versus Comunidade” uma parceria que dá certo.
Já uma outra atividade que acontece este mês é a capacitação do SisEB. A Biblioteca promoverá o primeiro curso desta parceria e sediará a capacitação “Redes Sociais: Oportunidades de Diálogos com a Comunidade” com Thiago Costa, que será realizada no dia 24 de março, das 10h às 17h na sala multimídia da biblioteca.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pelo site: www.aprendersempre.org.br. A atividade é gratuita. Com base em números atualizados do mercado, o curso apresenta mudanças comportamentais causadas pelo impacto de novas tecnologias, especialmente as plataformas de mídias sociais. Somando as movimentações de mercado com uma base teórica de Comunicação e Psicologia, a atividade indica as estratégias digitais práticas, eficientes e de baixo custo mais utilizadas na comunicação nesses meios, dinamizando e enriquecendo o diálogo das bibliotecas com seus atuais e futuros usuários. A capacitação é voltada para educadores, profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura e o público em geral. Outras informações pelo telefone 3471 1616.
FONTE : UniRádio
O som do seu rádio agora na interne
http://www.uniradio.com.br/

quinta-feira, 10 de março de 2016

Utilidade Publica (Procon orienta sobre compras para a Páscoa)

Clodoaldo José de Oliveira, ressaltou que toda informação contida na embalagem dos produtos (seja chocolate, ovo, bombons ou colombas) deve ser clara e precisa.
A unidade do Procon de Garça apresentou o balanço de atendimentos do órgão relativo ao mês de fevereiro. No período, 291 demandas foram processadas pelo serviço local. Esse número representa um pequeno aumento em relação ao registrado em janeiro, quando 281 atendimentos foram registrados. Clodoaldo José de Oliveira, agente responsável pelo Procon em Garça, informou a UniRádio os números e trouxe também orientações sobre compras de páscoa.
O Procon de Garça informa que os consumidores devem ficar atentos ao adquirir ovos de Páscoa. Entre as dicas, estão: observar prazo de validade, peso e especificações na embalagem dos ovos de chocolate.
Clodoaldo José de Oliveira, ressaltou que toda informação contida na embalagem dos produtos (seja chocolate, ovo, bombons ou colombas) deve ser clara e precisa, com especificações corretas sobre a quantidade, composição, características, qualidades, bem como os possíveis riscos que possam apresentar futuramente.
Outro fator que deve ser observado pelo consumidor, é o prazo de validade. Nunca se deve comprar produtos vencidos. Outra orientação, no caso de ovos de páscoa, é em relação ao número de referência do produto, que é um código do fabricante que identifica o peso e o tamanho de seus produtos.
Marcas diferentes com a mesma numeração não indicam o mesmo peso ou tamanho. Assim, números maiores se comparados a números menores de marcas distintas, não indicam necessariamente ovos maiores.
Os consumidores também devem verificar as condições gerais da embalagem, que têm por objetivo proteger de eventuais contaminações. Embalagens com furos ou partes amassadas devem ser evitadas.
No caso de ovos ou produtos que contenham brinquedos, a embalagem deve apresentar o selo do INMETRO e a idade recomendada para uso do brinquedo. Qualquer dúvida, basta entrar em contato com o Procon de Garça que atende à rua Coronel Joaquim Piza, 192 e o telefone é 3406 5299.
Enviado por Marinho Santos em 09/03/2016
Fonte Uniradio

Senar e Sindicato Rural anunciam curso de operação e manutenção de colhedora de café

Senar e Sindicato Rural anunciam curso de operação e manutenção de colhedora de café O Senar (Serviço de Aprendizagem Rural), em conjunto com o Sindicato Rural de Garça, promovem constantemente diversos cursos voltados para a capacitação de profissionais em áreas das mais variadas. Agora em março será realizado o curso de operação e manutenção de colhedora automotriz de café. É importante que os interessados se apressem, pois as vagas são limitadas e já estão no fim. A maior oferta desse tipo de capacitação decorre do aperto na fiscalização por parte do Ministério do Trabalho. Com os certificados expedidos nos cursos do Senar, os trabalhadores passam a estar de acordo com a lei e podem atuar sem qualquer impedimento. Porém, muitos ainda não retiraram o certificado e sem esta comprovação os trabalhadores não podem desempenhar as funções. Este estes curso será realizado este mês de março entre os dias 15 e 19 e os interessados já podem procurar o Sindicato Rural para obter mais informações e se inscrever para esta capacitação. Informações adicionais podem ser obtidas no Sindicato Rural de Garça, à rua Padre Leite, no centro, ou pelo fone 3471 0935
. foto - Jornal Comarca de Garça
Fonte : Uniradio

Projeto Cultural 'Cinema na Praça' homenageará Milionário e José Rico

O filme que será exibido é o 'Sonhei com Você' que conta com a participação da dupla.
A Associação de Moradores de vila Araceli realiza hoje (10) a noite a 18ª edição do projeto cultural “Cinema na Praça”. A sessão de hoje homenageia a dupla Milionário e José Rico.
Como todo mundo sabe a dupla por várias décadas foi um grande sucesso em todo o país e alguns filmes contando a trajetória da dupla foram feitos devido esse grande sucesso nacional e internacional dos 'gargantas de ouro' do Brasil.
O filme que será exibido é o 'Sonhei com Você' que conta com a participação de Milionário e José Rico. O acesso é gratuito e toda a comunidade do bairro, bem como toda a cidade está convidada a prestigiar.
O filme terá inicio as 19h30 na praça Frei Aurélio di Falco. A organização pede para avisar a comunidade que caso haja mau tempo, a exibição será transferida para uma outra data. Fonte : www.uniradio.com.br

quarta-feira, 9 de março de 2016

Na última terça-feira.....

Na última terça-feira, dia 08, 401 professores da rede municipal de ensino participaram de um encontro na EMEF “Maria do Carmo Pompeu Castro”, no qual receberam formação continuada ministrada por analistas do Sistema Sesi de ensino. Essa reconhecida metodologia de ensino foi implantada pela Prefeitura Municipal de Garça na rede 2013 e atualmente todos os alunos do berçário ao quinto ano estão integrados, inclusive com material didático.
O Sistema Sesi se diferencia por envolver o professor e estimulá-lo a estudar parâmetros curriculares, referenciais curriculares, legislação educacional e outras legislações, como o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), por exemplo. É um sistema de formação e de conhecimentos integrados. Busca-se que o aluno tenha o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para a estruturação do pensamento, do raciocínio lógico dedutivo, além das competências leitoras e escritoras, por meio do estímulo à pesquisa. Esse sistema ainda tem como base a busca de informações na construção e sistematização dos conceitos trabalhados e a interação com diferentes gêneros textuais e o aprofundamento de conteúdos.
Fonte /www.facebook.com/prefgarca - Atividades Externas

terça-feira, 8 de março de 2016

Dia Internacional da Mulher - 8 de março

Para você
Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana
. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro.
Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande.
Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida
. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada. Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano.
Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida
. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.
"Toda mulher tem no seu íntimo uma magia própria de fazer acontecer, de dar um jeito, de dar o peito, dar um colo, de fazer bem feito." (Caroline Salcides)
"As mulheres, durante séculos, serviram de espelho aos homens por possuírem o poder mágico e delicioso de refletirem uma imagem do homem duas vezes maior que o natural." (Virginia Woolf)
"Se você quer que algo seja dito, peça a um homem, se você quer que algo seja feito, peça a uma mulher." (Margaret Thatcher)
"Dia 8 de março é apenas um dia das mulheres, isso não basta, todos os dias são dias de comemorar e homenagear as mulheres de nossa vida." (Luis Alves)

segunda-feira, 7 de março de 2016

Vendas de espaços na “Festa da Cerejeira” inicia no dia 14

Quem quer ter um espaço na Festa da Cerejeira não pode perder tempo, pois, a escolha é por ordem de chegada.
Já está definida a data para realização da 30ª “Festa da Cerejeira”. Este ano o evento será realizado na última semana de junho, seguindo os mesmos critérios técnicos adotados com o intuito de coincidir a festa com o pico da florada. A expectativa é que, assim como nos anos anteriores, dezenas de milhares de pessoas passem pelo Lago "J.K. Williams" para apreciar a beleza da flor símbolo do Japão e também para apreciar a variedade gastronômica oferecida em diversas barracas, assim como para adquirir itens diversos, como artesanatos, confecções e lembranças.
Agora um ponto que começa ser trabalhado é a comercialização dos espaços na festa, conforme indicou a UniRádio o secretário de Turismo, Maurício Massao Ogawa.
Segundo Massao, esta comercialização inicia na segunda-feira dia 14 de março. Quem quer ter um espaço na Festa da Cerejeira não pode perder tempo, pois, a escolha é por ordem de chegada.
Os interessados deverão apresentar suas propostas respeitando o valor mínimo por m² definido pela Comissão bem como o número de quotas de espaços disponíveis por ocasião da locação e a ordem de chegada e demais exigências estabelecidas pela comissão. A 30ª “Festa da Cerejeira” acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de junho. Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Garça, localizado a rua 27 de Dezembro, 394, no Lago artificial ou pelo telefone 3406 3400.
Fonte http://www.uniradio.com.br

Garcense se classifica para a final estadual do concurso de Miss São Paulo Infanto Juvenil

A garcense Maria Júlia Bicalho Magalhães Baron se classificou para a final estadual do concurso Miss São Paulo Infanto Juvenil 2016. A primeira seletiva classificatória ocorreu no dia 21 de fevereiro último, no Esporte Clube Gonzaga na cidade de São Caetano do Sul. Estiveram presentes 75 candidatas de várias regiões e a garcense Maria Júlia disputou pela categoria Juvenil, de 13 a 17 anos. Com a classificação ela é a representante oficial da cidade de Garça.
Maria Júlia Bicalho Magalhães Baron é filha de Vaneska Gonçalves Bicalho Magalhães e Evandro Rodrigues Baron
. A grande final acontecerá no mês de outubro de 2016 no Centro de Convenções Senac Santo Amaro, na cidade de São Paulo.
A premiação da final será um cruzeiro marítimo, inscrição para o Miss Brasil e certames internacionais.
Para a direção do concurso, “participar de concursos é uma experiência válida, saber enfrentar concorrentes, fazer novas amizades, ganhar mais desenvoltura e mesmo para as que não saem vitoriosas, os concursos podem abrir muitas portas e os resultados podem trazer muitos dividendos, e foi pensando nisso que Ivete Pina, diretora executiva e Irany Rosolini da Assessoria Prytt resolveram registrar e oficializar o Miss São Paulo Infanto Juvenil”.
Fote :http://www.jornalcomarca.com.br

domingo, 6 de março de 2016

Festivais de honra a Zeus viram espetáculo moderno

Voce Sabia ?
A idéia de um festival esportivo nos moldes das Olimpíadas surgiu na Era Antiga, aproximadamente 2500 a.C., quando os gregos realizavam festivais em honra a Zeus. Conta a lenda que os Jogos foram criados por Hércules, que plantou a oliveira de onde eram retiradas as folhas para a confecção da coroa dos vencedores. O termo olímpico, chegaria quase dois mil anos depois. Em 776 a.C., quando os nomes dos vencedores começaram a ser registrados, Ifitos, o rei de Ilia, fez uma aliança com Licurgo, monarca de Esparta, e Clístenes, rei da Pissa. O acordo foi selado no templo de Hera, no santuário de Olímpia, surgindo assim o nome Olimpíadas.
Esse tratado estabeleceu uma "trégua sagrada" em toda a Grécia enquanto os Jogos eram realizadas. Essa trégua era respeitada à risca. Na Guerra do Peloponeso, oponentes teriam parado o combate, competindo lado a lado e só após a declaração dos vencedores olímpicos, resumido a guerra. A vitória nos Jogos Olímpicos consagrava o atleta e proporcionava a ele uma recepção de herói no retorno à sua cidade de origem.
Na Olimpíada de 776 a.C., uma forte chuva desabou sobre Olímpia, limitando as competições a uma corrida pelo estádio. Dessa forma, após a única prova, foi conhecido o primeiro campeão olímpico: o cozinheiro Coroebus de Elis, vencedor de uma corrida de 192,27 metros.
Após a primeira Olimpíada, ficou acertado que os Jogos seriam realizados a cada quatro anos, durante os meses de julho ou agosto. Aos poucos, o número de competições foi aumentando, até chegar a dez eventos no quinto século antes de Cristo: corrida, pentatlo, arremesso de disco, salto em distância, lançamento de dardo, luta, boxe, pancrácio, corrida de bigas e corrida de cavalos, tudo em cinco dias. Podiam competir gregos que fossem cidadãos livres e nunca tivessem cometido assassinatos ou outros crimes.
Excluídas, mulheres disputavam a Heraea
Com exceção das sacerdotisas de Dêmetra, apenas os homens podiam assistir às disputas. Pouco antes dos Jogos Olímpicos, as mulheres, usando cabelos soltos e túnicas curtas e competindo no mesmo estádio de Olímpia, participavam de uma outra competição, a Heraea, em homenagem à Hera, mulher de Zeus.
A decadência dos Jogos Olímpicos da Era Antiga começou em 456 a.C., quando os romanos invadiram e dominaram a Grécia. O espírito original de integração foi aos poucos sendo deixado de lado e as disputas, antes cordiais, passaram a ser encaradas como combates.
A última Olimpíada da Era Antiga foi disputada em 393 d.C., quando o imperador Teodósio I proibiu a adoração aos deuses e cancelou os Jogos. Desde 776 a.C. foram realizados 293 Jogos.
A celebração dos Jogos Olímpicos ficou adormecida por 1 500 anos. Em 1896, graças aos esforços do francês Pierre de Coubertin foram realizados os primeiros Jogos Olímpicos modernos, na Grécia.
Fonte :http://olimpiadas.uol.com.br

Concurso de composição musical

Projeto Guri
Instrução e aula de música
Ei, guri! O processo de composição para se inscrever no Concurso de Composição Musical está a todo vapor?
Aqui estão algumas dicas que podem ajudar na sua criação!
Para ver outras, clique: http://goo.gl/mou7hp.
Inscrições abertas até 18/03, faça a sua ou de seu grupo: http://goo.gl/sjl5mm.
Não deixe de ler o regulamento: http://goo.gl/13Nxqq.

Prefeitura desenvolve projeto “Melhor Viver”

Prefeitura desenvolve projeto “Melhor Viver” voltado para o bem-estar da terceira idade.
O encontros ministrados pela Professora Beth Wargaftig são abertos a Comunidade e acontecem às quartas-feiras das 13:30 as 15:30 no CRAS II em Vila Mariana e tem como principal objetivo desenvolver com o idoso programas de atividades físicas, laborativas, culturais, recreativas e meditativas que visem a melhoria das capacidades motoras que apoiam a realização de ações da vida cotidiana, enfatizando a manutenção de aptidões físicas de principal importância no seu bem-estar. Fonte : Prefeitura de Garça
Atividades externas · Organização governamental

Projeto de panificação da Prefeitura busca geração de renda familiar

O Projeto acontece às quartas-feiras no CRAS II das 14 às 16 horas na Rua Alzira Nazareth, 399
A Prefeitura Municipal de Garça desenvolve diversas atividades para o envolvimento da comunidade e para o oferecimento de oportunidades de geração de renda. Várias dessas ações estão centradas nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), que têm a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Atualmente, a cidade possui dois desses centros: um no Jardim Centenário e outro em Vila Mariana.
Um exemplo de atividade é o projeto de panificação. No CRAS II (Mariana), os cursos e capacitações são oferecidos às quartas-feiras, no período da tarde. Os beneficiários aprendem as várias técnicas para a confecção de pães e produtos correlatos, podendo ter uma atividade para a geração de renda familiar. O curso é ministrado pela facilitadora Cristiana Alves Moreira.
O aprendizado ao longo dessa atividade visa oferecer ao beneficiário um conhecimento teórico e prático, permitindo que essa pessoa também esteja apta a buscar uma inserção no mercado de trabalho. “O que buscamos com esses projetos é a prevenção de situação de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso de direitos à cidadania”, explicou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Alcides Ângelo Gamba Neto.
Quem tiver interesse em participar desse projeto deve ficar atento. Novas turmas serão formadas a partir do mês de abril. Para saber mais sobre o curso e sobre como se inscrever, basta se dirigir ao CRAS mais próximo de sua residência ou então à Secretaria Municipal de Assistência Social, à Rua Vital Soares, 56, no centro.
Fonte :http://www.jornalcomarca.com.br/

sexta-feira, 4 de março de 2016

APEG - Associação de Poetas e Escritores de Garça

Associação de Poetas e Escritores de Garça
Fundada em janeiro de 2005, a Associação de Poetas e Escritores de Garça ao longo dos seus cinco anos de existência vem mostrando que é uma das mais representativas instituições de sua cidade.
Seja publicando livros, participando de eventos ou divulgando os seus trabalhos na imprensa local a associação tornou-se parte da cidade, fazendo com que Garça se torna-se uma cidade lírica, e mostrando o que já era visto desde a fundação da cidade, que é a tendência que o garcense tem para as letras
. O Site Publicado no endereço eletrônico http://apeg.letras.vilabol.uol.com.br, o site da Associação de Poetas e Escritores de Garça disponibiliza alguns textos dos seus associados, fotos,biografias e histórico da APEG.
Reuniões
A Associação de Poetas e Escritores de Garça se reune todos os quartos domingos do mês, das 15 horas às 17 horas, na sala de áudio e vídeo da Biblioteca Pública Municipal Dr. Rafael Paes de Barros, localizada na Avenida Dr. Rafael Paes de Barros, 522.
Encontro Poético
O primeiro Encontro Poético de Garça foi realizado em outubro de 1997 na Concha Acústica do Lago Artificial J. K. Willians, numa noite, como diziam os poetas participantes, que "que havia mais estrelas no céu do que ouvintes". Entre eles estavam os poetas Luiz Maurício de Barros e Letterio Santoro, organizadores do evento, juntamente com poetas da região. Entretanto, estava plantada a semente para os próximos Encontros. No ano de 1998 o II Encontro Poético foi realizado no auditório do antigo Colégio Santo Antônio, hoje C.S.A e Instituto de Ensino Superior de Garça. Realizado no auditório do SAAE, o III Encontro Poético em 1999 homenageava o poeta e professor falecido Cesarino Avino Sêga. No ano de 2000 o grande homenageado foi o ex-vereador e poeta Odilon Izar, no IV Encontro Poético que foi realizado em uma das classes do antigo prédio da E. E. Nely Carbonieri de Andrade.
Com a dissipassão do movimento poético o V Encontro Poético foi realizado em outubro de 2004. Com a forte divulgação feita por seus idealizadores o Encontro reuniu os antigos integrantes do movimento mais outros poetas jovens. O poeta homenageado desta edição era Gentil Galli
s. Na noite de outubro do V Encontro um jovem poeta de 11 anos residente na cidade de Marília veio participar do evento e contou aos poetas de Garça que em sua cidade participava da APEM, a Associação dos Poetas e Escritores de Garça. Os poemas lidos na noite deste encontro estão na "Antologia do V Encontro Poético", pertencente à Biblioteca APEG e organizado pelos poetas Luiz Maurício de Barros e Letterio Santoro.
Com a visita deste jovem estava lançada idéia de criar também em Garça uma associação que pudessem se reunir os poetas e escritores da cidade e, talvez, da região. E foi o que aconteceu, no dia 16 de janeiro de 2005 era criada por 11 pessoas as APEG, a Associação de Poetas e Escritores de Garça. Neste mesmo ano de 2005, a APEG realiza o VI Encontro Poético, realizado num domingo á noite na Câmara Municipal de Garça, com grande presença da população, e também com a visita de membros da APEM. Neste Encontro era homenageado o poeta e artista plástico Gilberto Pieretti. No ano de 2006 era homenageada a poetisa e professora Lydia Guimarães Ginde, falecida em maio do mesmo ano, na sétima edição do Encontro.
Em 2007 era homenageado no VIII Encontro o ex-jogador e cronista esportivo Ary Lima. Emília Bonilha de Carvalho, enfermeira e poetisa era lembrada na nona edição do Encontro em que a APEG lançou sua coletânea de poemas e também o livro "Para quem Gosta de Rimar" da professora e poetisa Leonor de Barros Zago.
Na décima edição do Encontro Poético a homenageada é a escritora e articulista Dalva Magalhães Parreira. De alguma forma alguns dos nomes dos homenageados estiveram vinculados ao encontro além da homenagem a eles prestada, Emília Bonilha de Carvalho, Lydia Guimarães Ginde, Gilberto Pieretti e Gentil Gallis participaram dos primeiros Encontros Poéticos. Gentil Gallis participou do primeiro Encontro Poético e seus poemas lidos naquela noite fazem parte de um livro intitulado "Antologia do Primeiro Encontro Poético", que foi patrocinado pela PPA. E Lydia Guimarães Ginde, por fazer parte da APEG, participou também indiretamente do VI Encontro, onde não pode comparecer por motivos de saúde, mas que foi lembrada por meio da leitura de um de seus conhecidos poemas: Aceitação.
Nomes como os de Cesarino Avino Sêga e de Odilon Izar merecem sempre às honras da APEG, porque foram os que precederam os movimentos de poetas e escritores da cidade e as obras deixadas pelos dois poetas devem ser lidas e relidas pelos garcenses.
Muito mais em http://apegletras.blogspot.com.br

Garça e Pirajuí ganham solução para falta de moedas no varejo

Estabelecimentos da rede varejista ganham o CataMoeda Prosegur, equipamento para o consumidor trocar moedas por vale-compra com bônus ou cédulas
A partir de agora, a população de Garça e Pirajuí tem uma opção para trocar suas moedas: o CataMoeda Prosegur. Em ambas as cidades, as máquinas foram instaladas no Serve Todos Supermercados, e permitem que os consumidores depositem suas moedas e troquem por vale-compra para ser utilizado na própria loja, ou troquem as moedas por cédulas, com depósito mínimo de R$ 2,00.
O CataMoeda Prosegur pode ser instalado em qualquer estabelecimento da rede varejista – supermercados, padarias, farmácias, shoppings. A ferramenta oferece vantagens tanto para os consumidores quanto para os varejistas. Para o consumidor, é oportunidade de trocar as moedas estocadas em casa. Para o varejista, é uma solução para geração de troco, já que a falta de moedas no mercado é um fator que impacta diretamente nos resultados do setor. Segundo o Banco Central do Brasil, existem em circulação 23,8 bilhões de unidades de moedas que totalizam um valor de R$ 5,9 bilhões. Isso corresponde a uma disponibilidade per capita de R$ 29 em moedas.
Além de aumentar a circulação de moedas no estabelecimento, o varejista ainda conta uma solução a mais para a gestão do numerário, uma vez que o CataMoeda Prosegur pode ser usado nas funções de contagem e separação de moedas que são recebidas por todos os check-outs da loja e posteriormente encaminhados para a tesouraria do estabelecimento. Inteligente, o equipamento permite ao dono da loja acompanhar em tempo real os valores depositados, já que está conectado a um Painel de Controle online que reúne informações sobre as transações. Por meio dessa ferramenta, o estabelecimento é capaz de monitorar todos os depósitos realizados no equipamento, além de gerar gráficos e relatórios financeiros. A máquina tem capacidade de contabilizar 90 moedas por minuto, com separador automático em compartimentos de acordo com o valor.
Sobre a Prosegur
A Prosegur é referência global no setor de segurança privada. Por meio de suas três linhas de negócios – Soluções Integradas de Segurança, Logística de Valores e Gestão de Numerário e Alarmes -, oferece a clientes corporativos e residenciais segurança confiável baseada nas soluções mais avançadas do mercado.
Presente nos cinco continentes, a Prosegur conta atualmente com uma equipe de cerca de 160.000 funcionários. A Companhia canaliza suas ações sociais por meio da Fundação Prosegur que, com mais de 33.900 beneficiados em 2015, atua em quatro áreas: educação, inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho, voluntariado corporativo e fomento à cultura.
Fonte : jornalcomarca.com.br

Projeto Guri abre 18 vagas para o primeiro semestre de 2016 em Garça

Entre as vagas ofertadas para Garça, tem para o curso de coral infantil
Inscrições para novos alunos podem ser feitas até esta sexta-feira
O Projeto Guri, maior programa sociocultural do país, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e voltado para crianças e adolescentes, oferece 200 vagas para aulas de canto coral, iniciação musical (este dedicado às crianças de 6 a 8 anos) e instrumentos musicais na região de Marília. Em Garça são 18 vagas distribuídas apenas nos cursos: clarinete, contrabaixo, coral infantil, coral juvenil, eufônio, flauta transversal, percussão, trombone, trompete, viola, viola caipira, violão, violino, violoncelo. O prazo para inscrição termina hoje, dia 4 de março.
Vale lembrar que no polo da cidade são ministrados os cursos de: clarinete, contrabaixo, coral infantil, coral juvenil, eufônio, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompete, viola, viola caipira, violão, violino, violoncelo.
O funcionamento é às terças e quintas-feiras das 13h30 às 17h30.
Interessados devem ter de 06 a 18 anos incompletos. Para efetuar a matrícula é necessário comparecer diretamente ao polo em que desejam estudar, acompanhados pelos pais ou responsável, portando: RG ou certidão de nascimento, comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar referente ao semestre, comprovante de endereço e documento do pai ou responsável. Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumento ou realizar testes seletivos.
Novos alunos têm até esta sexta-feira (4 de março) para efetuar a matrícula. As aulas começam de acordo com a data de inscrição de cada aluno. As vagas existentes podem tanto ser 100% preenchidas ao longo do período de matrícula, como novas vagas também podem surgir por conta da desistência de alunos. Para obter mais informações sobre os cursos oferecidos no polo da cidade de interesse e a disponibilidade de vagas de cada um, assim como seu endereço e horário de funcionamento, basta acessar www.projetoguri.org.br/polos-guri.
Em Garça o Projeto Guri funciona na Rua 27 de Dezembro, 10, Williams e o telefone é (14) 3471-1616.
FONTE : jornalcomarca.com.br

Escola da Família abre novas bolsas para universitários

No programa são desenvolvidas várias atividades
Estão abertas as inscrições para estudantes universitários interessados em atuar no programa Escola da Família, que oferece atividades gratuitas a alunos e comunidades aos fins de semana em 2.450 unidades escolares. A seleção segue até o próximo dia 11.
Para concorrer a uma das vagas do Bolsa Universidade, o candidato deve preencher alguns requisitos: estar regularmente matriculado em um curso de graduação em instituição privada de ensino superior conveniada à Educação; não ser beneficiário de bolsa de estudos ou financiamento; e ter disponibilidade para cumprir a carga de oito horas, no sábado ou domingo. Há oportunidades em todas as regiões do Estado e previsão de início é em abril.
A proposta é que os universitários elaborem ações para um público variado (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e também auxiliem o trabalho dos voluntários nas oficinas. Todos são supervisionados de perto pelos professores e coordenadores das unidades.
Pelo trabalho no programa, a Educação custeia 50% do valor da mensalidade do curso até o limite de R$ 500,00. O restante é assumido pelas instituições de ensino superior parceira.
Como é feita a seleção
Além da inscrição online, é preciso apresentar na Diretoria de Ensino os documentos exigidos no regulamento. Os alunos classificados serão encaminhados a uma escola da rede de acordo com a pontuação, a quantidade de vagas disponíveis no curso de graduação e o número de vagas por regional. A lista de espera tem validade de 12 meses.
FONTE;jornalcomarca.com.br

terça-feira, 1 de março de 2016

Garça escolhida em projeto de leitura

Cidade vai sediar as capacitações presenciais do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) para melhorar a prática da gestão
A biblioteca municipal de Garça foi contemplada para sediar as capacitações presenciais do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) em 2016. No total foram recebidas 44 inscrições para essas atividades, mas apenas 28 bibliotecas foram contempladas. As solicitações foram avaliadas pela Unidade de Bibliotecas e Leitura e pela SP Leituras.
O SisEB é um Sistema vinculado à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com suas ações sendo coordenadas pela Unidade de Bibliotecas e Leitura. O Sistema congrega bibliotecas públicas municipais e comunitárias localizadas no Estado e é composto por aproximadamente 900 unidades, incluindo a Biblioteca de São Paulo (BSP), uma unidade-laboratório para o fomento de bibliotecas-vivas.
Promover a capacitação dos profissionais por meio de eventos, palestras, cursos e oficinas é uma das principais ações do SisEB. A disseminação do conhecimento em diversas áreas relacionadas às atividades das bibliotecas públicas tem como objetivo melhorar as práticas de gestão e aprimorar permanentemente os serviços oferecidos ao cidadão.
“É uma alegria novamente estarmos inseridos no programa de capacitações do SisEB. Com certeza, vamos enriquecer ainda mais o conhecimento sobre aspectos relevantes. Ainda não temos dados sobre o início das capacitações, mas tão logo tenhamos as datas elas serão divulgadas para toda a comunidade”, apontou Rosane Fagotti Voss, diretora da biblioteca de Garça.
Avaliação positiva Ao longo do ano de 2015, a biblioteca municipal de Garça recebeu uma nova edição do programa Viagem Literária. Esse projeto desenvolvido pelo governo do Estado percorre, todos os anos, dezenas de cidades paulistas levando autores e contadores de histórias para palestras, oficinas e bate-papos que são realizados nas bibliotecas locais. Os organizadores do Viagem Literária solicitaram aos escritores participantes uma avaliação de suas participações nas bibliotecas. No caso de Garça, as autoras Lucia Hiratsuka e Bruna Beber, que estiveram na cidade em setembro de 2015, apresentaram uma avaliação bastante positiva sobre a biblioteca e sobre a passagem delas pelo município.
Lucia indicou que a biblioteca de Garça é a que possuía a maior variedade de títulos de sua autoria. “É uma biblioteca grande com uma sala-auditório. A equipe é muito boa. Nesse encontro vieram estudante de arte, professor de arte, aspirante a escritora, além dos professores que acompanharam as crianças”, destacou a escritora em sua avaliação.
Já a poetisa Bruna Beber ressaltou que Garça não conta com uma livraria, mas em compensação tem a biblioteca mais preparada e frequentada de todas. “O acervo é vastíssimo e muito rico e tive a impressão que as pessoas leem mesmo. Meus livros (e muitos que citei) estavam todos emprestados e o assistente da biblioteca comentou que existe fila de espera de leitura em todos os gêneros”, indicou.
Bruna também apontou em sua avaliação que o público que encontrou foi de estudantes da rede pública e que eles se mostraram muito bem preparados e interessados.
Fonte :http://www.jcnet.com.br/Regional/