sexta-feira, 4 de março de 2016

APEG - Associação de Poetas e Escritores de Garça

Associação de Poetas e Escritores de Garça
Fundada em janeiro de 2005, a Associação de Poetas e Escritores de Garça ao longo dos seus cinco anos de existência vem mostrando que é uma das mais representativas instituições de sua cidade.
Seja publicando livros, participando de eventos ou divulgando os seus trabalhos na imprensa local a associação tornou-se parte da cidade, fazendo com que Garça se torna-se uma cidade lírica, e mostrando o que já era visto desde a fundação da cidade, que é a tendência que o garcense tem para as letras
. O Site Publicado no endereço eletrônico http://apeg.letras.vilabol.uol.com.br, o site da Associação de Poetas e Escritores de Garça disponibiliza alguns textos dos seus associados, fotos,biografias e histórico da APEG.
Reuniões
A Associação de Poetas e Escritores de Garça se reune todos os quartos domingos do mês, das 15 horas às 17 horas, na sala de áudio e vídeo da Biblioteca Pública Municipal Dr. Rafael Paes de Barros, localizada na Avenida Dr. Rafael Paes de Barros, 522.
Encontro Poético
O primeiro Encontro Poético de Garça foi realizado em outubro de 1997 na Concha Acústica do Lago Artificial J. K. Willians, numa noite, como diziam os poetas participantes, que "que havia mais estrelas no céu do que ouvintes". Entre eles estavam os poetas Luiz Maurício de Barros e Letterio Santoro, organizadores do evento, juntamente com poetas da região. Entretanto, estava plantada a semente para os próximos Encontros. No ano de 1998 o II Encontro Poético foi realizado no auditório do antigo Colégio Santo Antônio, hoje C.S.A e Instituto de Ensino Superior de Garça. Realizado no auditório do SAAE, o III Encontro Poético em 1999 homenageava o poeta e professor falecido Cesarino Avino Sêga. No ano de 2000 o grande homenageado foi o ex-vereador e poeta Odilon Izar, no IV Encontro Poético que foi realizado em uma das classes do antigo prédio da E. E. Nely Carbonieri de Andrade.
Com a dissipassão do movimento poético o V Encontro Poético foi realizado em outubro de 2004. Com a forte divulgação feita por seus idealizadores o Encontro reuniu os antigos integrantes do movimento mais outros poetas jovens. O poeta homenageado desta edição era Gentil Galli
s. Na noite de outubro do V Encontro um jovem poeta de 11 anos residente na cidade de Marília veio participar do evento e contou aos poetas de Garça que em sua cidade participava da APEM, a Associação dos Poetas e Escritores de Garça. Os poemas lidos na noite deste encontro estão na "Antologia do V Encontro Poético", pertencente à Biblioteca APEG e organizado pelos poetas Luiz Maurício de Barros e Letterio Santoro.
Com a visita deste jovem estava lançada idéia de criar também em Garça uma associação que pudessem se reunir os poetas e escritores da cidade e, talvez, da região. E foi o que aconteceu, no dia 16 de janeiro de 2005 era criada por 11 pessoas as APEG, a Associação de Poetas e Escritores de Garça. Neste mesmo ano de 2005, a APEG realiza o VI Encontro Poético, realizado num domingo á noite na Câmara Municipal de Garça, com grande presença da população, e também com a visita de membros da APEM. Neste Encontro era homenageado o poeta e artista plástico Gilberto Pieretti. No ano de 2006 era homenageada a poetisa e professora Lydia Guimarães Ginde, falecida em maio do mesmo ano, na sétima edição do Encontro.
Em 2007 era homenageado no VIII Encontro o ex-jogador e cronista esportivo Ary Lima. Emília Bonilha de Carvalho, enfermeira e poetisa era lembrada na nona edição do Encontro em que a APEG lançou sua coletânea de poemas e também o livro "Para quem Gosta de Rimar" da professora e poetisa Leonor de Barros Zago.
Na décima edição do Encontro Poético a homenageada é a escritora e articulista Dalva Magalhães Parreira. De alguma forma alguns dos nomes dos homenageados estiveram vinculados ao encontro além da homenagem a eles prestada, Emília Bonilha de Carvalho, Lydia Guimarães Ginde, Gilberto Pieretti e Gentil Gallis participaram dos primeiros Encontros Poéticos. Gentil Gallis participou do primeiro Encontro Poético e seus poemas lidos naquela noite fazem parte de um livro intitulado "Antologia do Primeiro Encontro Poético", que foi patrocinado pela PPA. E Lydia Guimarães Ginde, por fazer parte da APEG, participou também indiretamente do VI Encontro, onde não pode comparecer por motivos de saúde, mas que foi lembrada por meio da leitura de um de seus conhecidos poemas: Aceitação.
Nomes como os de Cesarino Avino Sêga e de Odilon Izar merecem sempre às honras da APEG, porque foram os que precederam os movimentos de poetas e escritores da cidade e as obras deixadas pelos dois poetas devem ser lidas e relidas pelos garcenses.
Muito mais em http://apegletras.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário