terça-feira, 1 de março de 2016

Garça escolhida em projeto de leitura

Cidade vai sediar as capacitações presenciais do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) para melhorar a prática da gestão
A biblioteca municipal de Garça foi contemplada para sediar as capacitações presenciais do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) em 2016. No total foram recebidas 44 inscrições para essas atividades, mas apenas 28 bibliotecas foram contempladas. As solicitações foram avaliadas pela Unidade de Bibliotecas e Leitura e pela SP Leituras.
O SisEB é um Sistema vinculado à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com suas ações sendo coordenadas pela Unidade de Bibliotecas e Leitura. O Sistema congrega bibliotecas públicas municipais e comunitárias localizadas no Estado e é composto por aproximadamente 900 unidades, incluindo a Biblioteca de São Paulo (BSP), uma unidade-laboratório para o fomento de bibliotecas-vivas.
Promover a capacitação dos profissionais por meio de eventos, palestras, cursos e oficinas é uma das principais ações do SisEB. A disseminação do conhecimento em diversas áreas relacionadas às atividades das bibliotecas públicas tem como objetivo melhorar as práticas de gestão e aprimorar permanentemente os serviços oferecidos ao cidadão.
“É uma alegria novamente estarmos inseridos no programa de capacitações do SisEB. Com certeza, vamos enriquecer ainda mais o conhecimento sobre aspectos relevantes. Ainda não temos dados sobre o início das capacitações, mas tão logo tenhamos as datas elas serão divulgadas para toda a comunidade”, apontou Rosane Fagotti Voss, diretora da biblioteca de Garça.
Avaliação positiva Ao longo do ano de 2015, a biblioteca municipal de Garça recebeu uma nova edição do programa Viagem Literária. Esse projeto desenvolvido pelo governo do Estado percorre, todos os anos, dezenas de cidades paulistas levando autores e contadores de histórias para palestras, oficinas e bate-papos que são realizados nas bibliotecas locais. Os organizadores do Viagem Literária solicitaram aos escritores participantes uma avaliação de suas participações nas bibliotecas. No caso de Garça, as autoras Lucia Hiratsuka e Bruna Beber, que estiveram na cidade em setembro de 2015, apresentaram uma avaliação bastante positiva sobre a biblioteca e sobre a passagem delas pelo município.
Lucia indicou que a biblioteca de Garça é a que possuía a maior variedade de títulos de sua autoria. “É uma biblioteca grande com uma sala-auditório. A equipe é muito boa. Nesse encontro vieram estudante de arte, professor de arte, aspirante a escritora, além dos professores que acompanharam as crianças”, destacou a escritora em sua avaliação.
Já a poetisa Bruna Beber ressaltou que Garça não conta com uma livraria, mas em compensação tem a biblioteca mais preparada e frequentada de todas. “O acervo é vastíssimo e muito rico e tive a impressão que as pessoas leem mesmo. Meus livros (e muitos que citei) estavam todos emprestados e o assistente da biblioteca comentou que existe fila de espera de leitura em todos os gêneros”, indicou.
Bruna também apontou em sua avaliação que o público que encontrou foi de estudantes da rede pública e que eles se mostraram muito bem preparados e interessados.
Fonte :http://www.jcnet.com.br/Regional/

Nenhum comentário:

Postar um comentário